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10 dicas essenciais para motivar a sua equipe de vendas a ser cada vez melhor

10 dicas importantes para que você motive sua equipe e a tenha ao seu lado, como um grupo unido, fortificando cada vez mais sua liderança e sucesso.
11/07/2018

Uma equipe motivada sempre vende mais, isso é um fato. Pesquisas apontam que ambientes de trabalho mais agradáveis influenciam diretamente no rendimento dos colaboradores, e num ambiente supercompetitivo como o de um setor de vendas, isso é quase uma via de regra.

Então aqui seguem 10 dicas importantes para que você motive sua equipe e a tenha ao seu lado, como um grupo unido, fortificando cada vez mais sua liderança e sucesso.

1- Um bom treinamento sempre motiva.

Não é atoa que esta é a primeira de todas as nossas dicas: uma equipe bem treinada lucra, e quando isso acontece, a motivação vem junto. É como um ciclo onde treinamento gera lucro e lucro gera motivação. Então, promova sempre treinamentos na sua empresa, seja em produtos, novidades tecnológicas, novos softwares etc. Isso também ajuda na interação interpessoal entre seus colaboradores.

2- Resultados se transformando em metas. Metas se transformando em recompensas.

Metas batidas significam recompensas que chegam ao colaborador e resultados que chegam para você. Quando um colaborador alcança seu objetivo e ainda é recompensado por isso, traz consigo mais motivação para chegar ainda mais longe.

3- Reuniões de resultados e feedbacks.

Apresentar a cada vendedor o quanto seu esforço está ajudando a empresa também é um ótimo meio para a motivação, isso é algo simples que promove a cultura do bom relacionamento, além de também ser uma ótima oportunidade de traçar um feedback ao vendedor do quanto sua participação é essencial à empresa, ou mesmo o quanto não é.

4- Uma equipe que trabalha junta, recebe recompensas juntas.

O sistema de recompensas muitas vezes pode trazer a disputa, com isso a rivalidade e isso não é algo interessante para o ambiente de trabalho. Então, pensando nisso, é importante gerar sempre um ambiente harmônico entre a equipe e motivá-la unicamente, com todos os participantes juntos. Para isso, procure comemorar com todos quando as metas gerais forem alcançadas.

5- Ouvir todo mundo.

“Quem avisa amigo é”, mas quem ouve também. Uma equipe motivada tem que se sentir parte integrante de sua empregadora e para isso, abrir os ouvidos em pequenas reuniões, ou mesmo em debates entre todos os participantes para saber sugestões de melhorias, entre tantas outras ideias é essencial para motivar a equipe. Lembre-se que todo temos ideias e muitas vezes queremos compartilhá-las mas não sabemos com quem. E esse alguém pode ser você, o líder.

6- Pontos fortes de cada um: todos querem saber o seu.

Reconhecer não apenas com recompensas, mas também pode meio de palavras é uma ótima dica para levantar o ânimo individual de cada vendedor. Então, dar feedbacks positivos, cheios de elogios em um dia com reunião individuais e específicas para todos os colaboradores é um ótimo tipo de motivação.

7- Vamos comemorar juntos?

Datas comemorativas, aniversários do mês, final de ano, happy hour esporádicos, entre outros pequenos eventos são ótimos para motivar a equipe de vendas: afinal, não é apenas de trabalho que a gente vive, também tem que existir diversão. E realizar isso entre os vendedores da sua equipe, além de motivar, ajuda na socialização e na criação de novos laços e valores.

8- Menos hierarquia.

Quanto menor a relação de subordinação maior a motivação. Trabalhar com a ideia de que todos estão no mesmo nível, porém existe ali um líder e não um chefe, é o ideal. Além disso, demonstrar o mínimo reconhecimento agradecendo as pessoas que estão à sua volta, com educação e cordialidade, ajuda você a transformar o outro em humano, não apenas numa máquina, ou numa peça do seu trabalho.

9- Todos devemos nos ajudar mutuamente.

Promover um ambiente de trabalho onde a ajuda gera confiança e a confiança gera crescimento, transforma a empresa em um local mais participativo. A intenção é que os vendedores com maior experiência ou mais facilidade em algumas tarefas, incentivem e ajudem os outros a chegarem em resultados ótimos para o crescimento conjunto da equipe.

10- Confiança na gestão é tudo.

Ser um gestor confiável é uma tarefa complicada, mas necessária. E desenvolver vantagens apenas à uma pessoa ou um grupo de pessoas é um dos maiores fatores de desmotivação de uma equipe. Gestores devem ser líderes justos, imparciais e que transmitam confiança por meio de suas conduta ilibada, íntegra e verdadeira.