Entre em contato:   (11) 4550 2142  ✉ contato@pdcore.com.br

5 Dicas de livros para empresários e gestores.

Confira alguns livros que grandes empreendedores têm em suas estantes.
20/09/2019

Estar atualizado sempre, esse é um ponto máximo para todo empreendedor, não é mesmo? Mas não é apenas de atualizações que um empresário vive. Na realidade, existem algumas pedras fundamentais e conteúdos básicos que são necessários a qualquer empreendedor. E aqui, vamos sugerir alguns livros interessantes, os tais “livros de cabeceira”.


Dica 1 - The Innovator’s Dilemma (1997), de Clayton Christensen (O Dilema do Inovador)

Vamos começar então pensando diferente e por um tema que assombra os empresários: o fracasso. Tema fundamental e base do livro escrito pelo Professor na Escola de Administração de Harvard (Harvard Business School), Clayton Christensen, que analisa o que faz com que CEOs talentosos errem e, às vezes, chegam ao ponto de fechar as portas. O que ele aborda é que no mundo dos negócios o sucesso não leva (ou gera) ao sucesso. O que acontece, segundo ele, é o oposto. As empresas que não acompanham as mudanças que estão em torno do seu ramo de negócios, transformam as suas inovações, do passado, em obsoletas. Desta maneira, é sempre necessário estar se adaptando ao mercado e planejando os custos para esta adaptação.


Dica 2 - On Becoming a Leader (1989), by Warren Bennis

Este é um livro que revela como aperfeiçoar o seu líder interior, chegando quase a ser mais de auto-ajuda do que essencialmente um tutorial de negócios. Mas como em todo negócio é sempre preciso um pouco de cargas emocionais positivas, esse livro pode ajudar muito o gestor a aperfeiçoar sua voz interior, cultivar uma paixão maior pelo que faz, além de construir uma relação de confiança com seus subordinados.


Dica 3 - Out of the Crisis (1982), de W. Edwards Deming (Saia da crise)

Mais um clássico da literatura empresarial, este é um livro que trouxe para o mercado a Gestão Total de Qualidade, um método que paira em torno de todos os produtos e serviços, revelando que sua qualidade e contínua melhoria são os responsáveis por toda a gama de pessoas que o envolve: de investimentos a trabalhadores e até os clientes.


Dica 4 - My Years with General Motors (1964), de Alfred P. Sloan Jr. (Meus Anos com a General Motors)

Um livro muito interessante que serve de inspiração para muitos empresários. Ele conta a trajetória do CEO da GM de 1923 a 1946: um titã da indústria, que levou a montadora de Detroit a ser a maior corporação no mundo. Um ponto interessante é que por grande espaço de tempo este livro foi bloqueado pela própria GM, por revelar alguns segredos que a empresa não gostaria que viessem a público.


Dica 5 - The Age of Unreason (1989), de Charles Handy (A Era da Irracionalidade)

Como “pensar fora da caixa” mesmo em uma era que essa mesma expressão já se tornou velha?

Este é um livro feito antes do boom da internet, mas que teve notoriedade somente depois da explosão das comunicações onipresentes e das mídias sociais. Uma obra genial que, como muitas obras de gênios por aí, só foi considerada incrível depois de algum tempo que foi criada.

E agora, que tal seguir estas dicas e começar a criar as bases essenciais para o seu negócio seguir sólido e cheio de conteúdo?