Entre em contato:   (11) 4550 2142  ✉ contato@pdcore.com.br

CNAE: o que significa e qual é a sua importância para o seu negócio

Entenda melhor sobre este assunto que faz parte da vida de muitos empresários.
26/06/2019

Antes de tudo, vamos esclarecer uma coisa muito importante para este artigo: o que é CNAE?

Vamos lá, CNAE ou Classificação Nacional de Atividades Econômicas, é um registro que tem a função de padronizar as atividades econômicas do Brasil por meio de códigos que significam ramos específicos de negócios. Desta maneira, enquadrar uma empresa nos múltiplos órgãos tributários do nosso país, fica mais fácil.


Mas quem deve ter um CNAE?

Este código é liberado a todo o tipo de empresa. Sejam elas públicas, privadas ou ONGS, autônomas ou não, todas devem ter o CNAE correspondente às suas atividades.

A CNAE foi criada para trazer mais facilidade ao dia a dia dos empresários quando o assunto for o pagamento de tributos e impostos, tudo isso por meio de sistemas que classificam empresas. Com isso, a sua empresa pode ser favorecida ao adquirir certos abonos e benefícios dentro dos limites da lei.


É importante que minha empresa tenha um CNAE?

Sim, pois dependendo de onde a sua empresa atua, é necessário que ela se enquadre de forma correta junto ao fisco. Sendo assim, você já pode concluir que o CNAE tem uma relação direta com as obrigações, enquadramento sindical e impostos que a sua empresa deverá pagar, além de saber mais sobre quais incentivos fiscais deve aproveitar.


E qual é o CNAE da sua empresa?

Como no Brasil tudo é muito burocrático e muitas vezes até desorganizado, muitas prefeituras acabam abrindo subdivisões entre CNAEs ou até mesmo criando alguns novos. Isso pode dificultar a classificação da sua empresa ou mesmo encontrar um CNAE específico dentro da sua região. Mas para consultar, é simples, basta ver a tabela CNAE no site www.cnae.ibge.gov.br. Assim você vai conseguir achar o código da sua atividade econômica principal e, ao clicar no item “estrutura”, a lista das principais atividades vão ficando cada vez mais especializadas e específicas até que, finalmente, você encontre a sua.

Então acesse o site, encontre o CNAE da sua empresa e comece a entender cada vez mais quem o seu negócio é no mundo empresarial brasileiro.