Entre em contato:   (11) 4550 2142  ✉ contato@pdcore.com.br

Como comprometer a sua equipe em 11 passos

Ter uma equipe de trabalho comprometida é fundamental para que uma organização tenha sucesso. Quando o profissional se sente respeitado, reconhecido por aquilo que desempenha e está satisfeito com o trabalho, ele faz muito além de suas obrigações. Entretanto, para algumas empresas isto é um grande desafio.
Como comprometer a sua equipe em 11 passos
21/06/2018

Ter uma equipe de trabalho comprometida é fundamental para que uma organização tenha sucesso. Quando o profissional se sente respeitado, reconhecido por aquilo que desempenha e está satisfeito com o trabalho, ele faz muito além de suas obrigações. Entretanto, para algumas empresas isto é um grande desafio.

Para estimular o empenho das equipes é necessário desenvolver comunicação clara, boa liderança e valorização dos integrantes. Alguns pontos são essenciais para comprometer a equipe:

Garanta uma comunicação eficiente

É muito importante saber a opinião do funcionário, entender o que ele espera e mantê-lo informado sobre a empresa. O termo “organização” deriva de organismo. Ou seja, é como um corpo e cada órgão tem uma função e recebe os comandos do cérebro. Se uma das partes não tiver bom desempenho, prejudica todas as outras. Por isso, é fundamental que exista uma boa comunicação para que cada membro saiba exatamente o que deve fazer. Ao conhecer melhor os objetivos de cada um, é mais fácil detectar a razões da perda de foco de um integrante da equipe.

Elogie em público e critique em particular

Quem não gosta de ser reconhecido pelo seu desempenho? Elogios estimulam as pessoas, mas as críticas e problemas tem um efeito contrário. Por isso, devem ser resolvidos em particular para garantir que a mensagem seja construtiva ao invés de destrutiva.

Aperfeiçoe a sua capacidade de liderar

O bom líder não impõe ordens, ele desperta nas pessoas a vontade de fazer. É preciso sensibilidade para entender as necessidades do time. Comprometimento, transparência e motivação contagiam, e a equipe é sempre um espelho da liderança. Quando o líder desenvolve inteligência emocional, tem uma maior capacidade de garantir o equilíbrio das relações, sejam pessoais ou profissionais.

Esteja comprometido com sua equipe

Se o líder não demonstra comprometimento com o trabalho, a equipe perde o interesse. Para impulsionar a comunicação e motivar a todos é preciso estar engajado.

Desafie o seu funcionário a cumprir objetivos

Os desafios estimulam a ir além. Proponha metas, ofereça prêmios para as melhores propostas. Tudo isso, claro, reconhecendo cada conquista.

Estimule o estreitamento da relação entre o funcionário e o cliente

Existem diversas maneiras de transmitir uma informação, apesar do e-mail e dos aplicativos de mensagem serem uma tendência de comunicação, os encontros pessoais provam ser mais eficientes. As reuniões interativas garantem um maior envolvimento do funcionário com o cliente e uma maior produtividade.

Tenha clareza no que se espera do funcionário e valorize-o

Deixe claro a todos envolvidos quais são as expectativas e responsabilidades atribuídas e qual a importância de cada pessoa no projeto. O principal incentivador do compromisso em equipe é a valorização. Incentivar e valorizar as ações causam a sensação de pertencimento e estimulam a vontade de cooperação. Os colaboradores se envolvem mais quando se sentem reconhecidos, se orgulham de representar sua marca e têm uma visão do todo, ao invés de ter consciência apenas da sua parte. Isso hoje é nomeado como “gestão participativa”.

Encare o erro como passo para o aprendizado

Diante do erro, estimule a pessoa a resolver as coisas por ela mesma. Esta é uma forma de fortalecer a relação de confiança e garantir uma maior autonomia por parte dos funcionários.

Seja inspirador e sinta-se seguro em assumir o ofício de liderar

É imprescindível estimular a equipe a trabalhar duro, criar e inovar. Seja um exemplo a ser seguido. Para isso desenvolva seu trabalho da mesma forma que quer que seus funcionários desempenhem. Não é preciso saber tudo, mas conhecer o melhor caminho para conseguir resolver os problemas encontrados.

Ofereça um ambiente agradável

Considerando que a maioria dos funcionários passa a maior parte do dia no ambiente de trabalho, é fundamental que o local seja confortável. Invista em infraestrutura para garantir a comodidade dos colaboradores.

Gratifique sua equipe

A gratificação, seja uma promoção ou um aumento salarial, faz com que seus funcionários se sintam reconhecidos. Uma empresa pode estimular o comprometimento com campanhas de incentivo, treinamento e comunicação, compartilhando com os funcionários seus objetivos, valores, mudanças e razão de existir. Dar atenção a este detalhe de recompensá-los pode ser muito promissor para a empresa, considerando que os profissionais terão perspectiva de crescimento.

Definitivamente a integração de uma equipe gera melhores resultados para organização e influencia todas as partes envolvidas. Uma equipe comprometida é um time bem guiado e orientado por seus líderes. Pronto para colocar as dicas em prática e comprometer a sua equipe?