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Como construir um Business Plan?

Entenda o conceito e como utilizá-lo na prática.
22/08/2019

Vamos iniciar esse artigo com um questionamento: você sabe o que é um plano de negócios?


Conceitualmente falando: “Plano de negócios (do inglês Business Plan), também chamado plano empresarial, é um documento que especifica, em linguagem escrita, um negócio que se quer iniciar ou que já está iniciado (fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Plano_de_neg%C3%B3cios).”


Muito bem, já sabemos o conceito e agora vamos fazer um paralelo com a prática, ou seja, um PLANO DE NEGÓCIOS é uma arma poderosíssima na hora de planejar, ver, analisar e entender uma empresa desde o seu nascimento até a sua sedimentação ou maturidade.

Nele deve ter tudo! E quando falamos tudo, é tudo mesmo. É quase que um trabalho de vidente, mas sem o esoterismo, onde você vai ver o passado, o presente e principalmente projetar o futuro da empresa.

É aqui que vão ficar as alocações dos recursos financeiros, humanos e tecnológicos. Também ficarão as oportunidades e prováveis dificuldades, algo que pode ajudar muito as empresas que precisam de uma futura capitalização, infusão financeira, chegando até a um posicionamento de mercado.

Enfim, um plano de negócios bem executado vai ser o guia onde o executivo ou empreendedor vai se apoiar para poder focar nas ideias e iniciativas que poderão levar a empresa para frente. Mas não é só isso, o business plan também ajuda no estabelecimento de metas honestas e claras, além do gerenciamento de riscos para o futuro.

Outra coisa que pretendemos deixar claro aqui, é que não existe uma formatação única, ou um padrão de como se construir um business plan, mas existe um guia que resume os pontos por onde a empresa deve passar na hora de traçá-lo.


Sumário executivo.

Este é um guia, ou o sumário do Business Plan que pode servir de guia para que você faça do seu jeito e crie as suas regras e formas de como ter a “bíblia” da sua empresa sempre à mão.


Os tópicos são:

QUEM A EMPRESA É?

Histórico da empresa/ ou do projeto

O QUE ELA VENDE?

Produto/serviço

ONDE ELA ESTÁ VENDENDO?

Mercado

QUEM COMPETE COM ELA?

Concorrência

COMO A EMPRESA VENDE?

Marketing

COMO ELA PRODUZ?

Manufatura e operações

QUEM FAZ A EMPRESA?

Equipe de gestão

POR ONDE A EMPRESA JÁ PASSOU E ONDE ELA QUER CHEGAR?

Resultados históricos (quando disponíveis) e projeções financeiras


Seguindo estes passos, junto com a sua equipe, o empreendedor também deve estabelecer toda a visão geral do plano de negócio, mas não só isso, também deve realizar os planos de sua aplicação, ter os objetivos de como realizar isso claros e os prazos para atingir cada um dos objetivos.

Deste modo, você terá uma visão mais clara de onde a sua empresa está, onde ela pode chegar e quanto tempo será necessário para isso, tudo baseado no histórico de sucessos e fracassos por onde ela já passou.