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Como delegar da maneira correta?

Delegar é diferente de mandar. Delegar é atribuir responsabilidade.
26/07/2019

5 regras para delegar da maneira correta.

Todo líder precisa saber algo que é imprescindível e que o caracterize como um bom líder: delegar tarefas. Parece estranho falar isso, mas delegar não significa mandar em alguém e sim que o gestor deve passar atividades para outras pessoas, e desta forma dedicar seu tempo para realizar as tarefas que ninguém pode resolver por ele. Essa atitude possibilita que o gestor trabalhe estrategicamente para a empresa, ou seja, em assuntos que afetam o negócio como um todo, indo além das ocupações de sua equipe.

Algumas regras que ajudarão você a se tornar um bom líder:


Regra 1- conheça as funções de todos do seu time.

Imagine só, delegar a tarefa de traduzir um texto a um programador, ou a de realizar uma programação a um tradutor? Pois é, antes que tudo inicie, e seus projetos comecem a andar, é muito importante entender a função de cada membro da equipe. Com isso, além de tornar você um líder certeiro, pode aumentar o seu nível de liderança na equipe, revelando a todos que sabe muito bem o que está fazendo.


Regra 2- Aumento de produtividade sem abusos = elevar o colaborador.

Uma boa liderança para os chefes é quem consegue tirar o máximo dos funcionários, sem muita reclamação, e fazer com que a equipe colabore em 100% do seu poder de trabalho.

Já uma boa liderança para a equipe é quem consegue tirar o máximo de cada um trazendo assim um aumento de produtividade pessoal, e a satisfação deste em ter certeza que está fazendo um bom trabalho.

Desta maneira, além de trazer ótimos resultados para a empresa, o líder conseguirá realizar a sua maior tarefa: tirar o rendimento máximo do funcionário de forma onde este não se sinta explorado, pelo contrário, sinta-se feliz com os resultados que oferece.


Regra 3 - Indicadores de desempenho podem ser ótimos motivadores.

Acompanhar as tarefas e ter certeza que elas estão sendo realizadas do jeito adequado é uma das maiores responsabilidades de um gestor. E para auxiliar isso, realizar a criação de indicadores de qualidade e desempenho podem ser ótimas saídas para avaliar o trabalho realizado e saber se todos os processos foram concluídos.

Isso pode ser medido por KPI’s (Key Performance Indicator) dentro dos próprios limites da área em questão, observando erros, congratulando acertos, entre tantos outros pontos que podem ser aprimorados da parte do líder e da parte do funcionário.


Regra 4- Determine o tempo sem pressionar.

Determinar o tempo hábil de realização de qualquer tarefa, também é um papel essencial de todo gestor, mas um líder sabe que as atividades devem ser tratadas de acordo com a capacidade profissional de cada um, o tempo que esta pessoa leva para realizar, o grau de experiência, além, claro, da fila de pedidos de trabalho que esta pessoa já possui. Nada adianta você sobrecarregar o seu melhor profissional, devido às urgências das demandas e deixar o estagiário sem nada para fazer. Neste caso, você pode delegar ao seu melhor profissional a tarefa de delegar ao estagiário as tarefas dele. Pronto, tudo resolvido.


Regra 5 - Ver sempre de perto como está o andamento das tarefas.

Trazer ao responsável pelo projeto total liberdade para controlá-lo, é essencial para se estabelecer elos de confiança e de responsabilidade. Mas o ideal é que o gestor sempre pergunte aos colaborando como o trabalho está andando, se existem problemas, se as partes atendidas estão satisfeitas e se vai ser entregue no prazo. São perguntas básicas para que seja colocado um senso de urgência, porém com respeito ao trabalhador.

E para que isso seja realizado de forma exemplar, trace junto ao colaborador metas a serem alcançadas dentro de um plano de ação específico para cada tarefa.

Realizando isso, você, seus chefes e os seus liderados estarão sempre dispostos a considerá-lo mais que um líder, um exemplo dentro das imediações da sua empresa e até fora dela.